Banda Filarmónica




O maestro Rui Fernando Fonseca e Costa
 

Nasce em Lisboa, em 1963. Em 1975 veio residir para o Concelho de Mafra, onde entra em contacto com a Arte Musical através do seu ingresso na Filarmónica Cultural da Ericeira, aprendendo Saxofone. Depois de finalizados os estudos escolares, alista-se voluntariamente na Banda do Exército, iniciando os estudos de Flautim e Flauta. Entre 1984 e 1985, é aprovado para o Curso de Sargentos Músicos do Exército, com a melhor classificação dos exames. Recebe, também nesse mesmo ano, um louvor por Mérito Artístico, devido ao desempenho de funções de Solista. Em 1986, concorre em concurso público para a Banda Sinfónica da P.S.P. e entra para o quadro desta Banda em Agosto do mesmo ano, sendo promovido ao posto de Subchefe em Novembro. Termina os seus estudos de instrumento no Conservatório de Torres Vedras em 1989.

Como Maestro podem destacar-se o seguinte:

É aluno do Maestro José Ferreira de Brito e do Maestro Francisco Navarro Lara

Dirigiu a Orquestra de Sopros conjunta dos Conservatórios de Beja, Lagos e Conservatório Profesional de Huelva, em 2005, numa série de concertos em Espanha e Portugal.

Dirigiu a Orquestra de Sopros do Algarve em 2006.

Em 2011, após exame interno, assume as funções de Subchefe (Maestro Assistente) da Banda Sinfónica da P.S.P.

Em 2012, termina o curso de Direção de Orquestra e Banda na Escuela de Dirección de Orquesta e Banda de Huelva. Obtém, em Dezembro do mesmo ano, a Licenciatura em Direção através da Board of the Royal Schools of Music (Grã-Bretanha).

Dirige atualmente as Bandas de Música da Sociedade Filarmónica 1º Dezembro do Montijo (desde Junho de 2008) e da Sociedade Musical União Recreio e Sport Sineense.